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23 abril 2011

TCC - OLHAR OITO

Título: Olhar Oito
Material: Pastel a Óleo KOH-I-NOOR HARDTMUTH Profissional s/ madeira maciça.
Dimensão: 29,5 cm x 40,3 cm



A composição continua com o envolvimento da madeira que está em repouso e o personagem que dorme. Desta vez um personagem infantil pintado com traços negros, com meios tons determinados com o azul. Os traços seguem a linha expressiva, e ganham um enfoque maior por conta do empaste na lateral direita do personagem. A claridade é determinada pela própria coloração da tábua. Os olhos bem fechados mostram o sono profundo, o nariz presente determina a posição dos olhos e da face do jovem.

TCC - OLHAR SETE

Título: Olhar Sete
Material: Pastel a Óleo KOH-I-NOOR HARDTMUTH e NEOPASTEL Profissional s/ Papel Fabriano UNO 640 g/m².
Dimensão: 56 cm x 76 cm




A importância do suporte tem que ser levada em consideração, o que neste trabalho proporcionou um realce na textura final. O papel de textura semelhante a tela, colaborou com a definição dos traços tornando-os únicos como se cada um tivesse sua sombra, luz e reflexos. A descontinuidade dos traços provocada pelos poros do suporte nos transmite um visual de brilho, pois, o branco do papel já surge no próprio traço que formará a pintura no todo, é conveniente a utilização de traços mais largos, mais amplos, para explorar toda a sua propriedade. Mediante as características observadas, realizei a pintura dos olhos para que este absorvesse essa textura e ditassem um ritmo para a composição. O olhar arregalado, se assusta com algo que não vemos, porém, nossa imaginação é fértil o bastante, assim como o nosso conhecimento.

TCC - OLHAR SEIS

Título: Olhar Seis
Material: Pastel a Óleo NEOPASTEL Profissional s/ papel SENNELIER 340 g/m².
Dimensão: 40 cm x 60 cm




Realizado em uma única etapa, agradou pela colocação da cor amarela e de traços com menor intensidade, buscando um conjunto mais claro e suavizado. Intriga a quem observa, fato esse, devido a predominância do papel no espaço da composição, onde aparece com força, porém só é perceptível para quem vê o trabalho em todo o seu conjunto. Existe uma predominância de espaço, mas não há predominância visual, concreta, pois, deixa os traços e os esfumados perceptíveis, fazendo com que fluam normalmente.



Os olhos azuis acentuam a força e o direcionamento do olhar, fator importante devido à utilização de praticamente todo o rosto nesta pintura. A parte mais carregada ficou por conta da folha, com traços em marrom escuro e claro contrastando com alguns poucos traços azul. Com esta colocação ganhamos equilíbrio, contrapondo a força do olhar que está do lado oposto.

TCC - OLHAR CINCO

Título: Olhar Cinco
Material: Pastel a Óleo KOH-I-NOOR HARDTMUTH Profissional s/ papel SENNELIER 340 g/m².
Dimensão: 40 cm x 60 cm




A diferenciação dos olhares segue uma trajetória natural, sem esquema pré-estabelecido, porém com o intuito de não deixar que fique muito repetitivo, valendo também para a representação da natureza.


Neste trabalho o olhar direciona-se para o lado esquerdo do personagem como estivesse em busca de algo. Mantém-se como um olhar forte, indicado pelos traços que estão em menor quantidade e mais simplificados. A ação fica por conta desta busca, e todo o movimento da composição está inserido na natureza, identificada principalmente pelas duas folhas situadas no quadrante esquerdo superior da pintura

TCC - OLHAR QUATRO

Título: Olhar Quatro
Material: Pastel a Óleo Pentel estudantil s/ madeira maciça.
Dimensão: 30 cm x 56,2 cm





A poética neste trabalho relaciona-se diretamente entre natureza e produção, visto que, o suporte utilizado é extraído diretamente da natureza sem misturas nem montagens, não é fabricado, ele é apenas cortado. Este suporte foi retirado de uma árvore, que tinha um ciclo natural a seguir, nascer, se desenvolver e crescer para cumprir sua função e depois não morre, mas sim, tomba. Ao tombar entra em contato com a terra e vira adubo para fortalecer algum ser, outro vegetal. Assim como a madeira, a mulher esta dormindo, quando acordar, seguira seu destino, seus afazeres. As folhas vivas representam que tanto a mulher como a madeira ainda respiram, para a mulher basta movimentá-la e acordará, para a madeira basta colocá-la junto a terra e seguira seu ciclo natural, virando adubo. Como Duchamp nos disse: “isto não é um cachimbo”, posso dizer que ali não é uma mulher, porém, aquele suporte é uma madeira. Os traços fortes e firmes e a cor preta trouxe volume, firmeza.

TCC - OLHAR TRES

Título: Olhar Três, lado opaco
Material: Pastel a Óleo Pentel estudantil, s/ vidro opaco.
Dimensão: 30,5 cm x 48,6 cm.




O vidro proporciona neste trabalho toda uma situação de fragilidade e mais uma vez o suporte está envolvido com a pintura formando um todo. Começo descrevendo a poética do trabalho, onde encontraremos o olhar de uma criança, que observa algo para fora da composição. O que está olhando? O seu futuro, que estamos traçando hoje e que o nosso personagem viverá amanhã. Hoje vivemos um presente ainda satisfatório para uma parcela dos seres humanos. Outra parcela menos privilegiada, que não consegue reais condições de vida por motivos diversos, já começa a sofrer as atrocidades que as gerações passadas realizaram, por exemplo, o desmatamento desenfreado para erguer cidades. A posição do olhar trás a tona a preocupação pelo que estamos fazendo agora, pois os resultados só serão notados no futuro. A criança olha para o seu futuro, o qual está sendo construído por nós que só conseguimos olhar para nossas próprias necessidades

TCC - OLHAR DOIS

Título: TCC - Olhar DOIS
Técnica: Pastel a óleo sobre tela
Ano: 2007
Autor: Márcio







Utilizando uma técnica que se consegue com pastel a óleo diluído com óleo de linhaça, mostro um pouco da diversificação deste material. O suporte utilizado é a tela e por ser esticada em bastidor, torna-se muito flexível, principalmente no centro onde não encontramos apoio necessário, a não ser que se façam improvisações, o que não pode ser nesse caso, já que também é um estudo de materiais. A diluição do pastel a óleo solucionou o problema da dificuldade no manuseio, onde, utilizando pincéis de cerdas duras embebidas no óleo tornou os bastões mais untuosos, além da sua diluição. Com isso não houve a necessidade de utilizar muita força para deixar os pigmentos no suporte, os bastões deslizavam de forma tranqüila quase se desfazendo, mas com uma propriedade boa para segurar.